Venezuela expulsa embaixadores da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai por contestarem o resultado das eleições de ontem
Segunda 29/07/24 - 18h42O governo de Nicolás Maduro expulsou embaixadores e diplomatas de sete países nesta segunda-feira (29), após o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamar a vitória de Maduro nas eleições.
Os países são Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que contestaram o resultado das eleições.
Em comunicado, o governo venezuelano afirmou que esses países atentam contra a soberania nacional e ordenou a expulsão imediata de seus corpos diplomáticos.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, publicou a carta de expulsão, acusando os governos dos sete países de estarem subordinados a Washington e comprometidos com ideologias fascistas internacionais.
A Venezuela também retirou seus representantes desses países.
Além desses, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália, Equador, Colômbia, Guatemala e Portugal também contestaram o resultado, enquanto Rússia, China, Irã, Bolívia, Cuba e Nicarágua parabenizaram Maduro.
O governo brasileiro ainda não se manifestou oficialmente, mas o Itamaraty afirmou que acompanha o processo de apuração e aguarda informações detalhadas do CNE para garantir a transparência do pleito.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui
Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes