Rússia envia navios de guerra a Cuba, inclusive submarino nuclear, mas sem bomba atômica
Sexta 07/06/24 - 7h00As Forças Armadas de Cuba esclareceram que nenhuma das embarcações estará equipada com armas nucleares, embora o submarino Kazan funcione por propulsão nuclear.
“Esta visita decorre das históricas relações de amizade entre Cuba e Rússia e está estritamente de acordo com as regras internacionais”, afirmou o Ministério da Defesa de Cuba.
“Nenhum dos navios transporta armas nucleares, portanto, sua atracação no nosso país não representa uma ameaça para a região.”
Serão realizadas diversas atividades no período, embora Havana não tenha especificado se incluirão treinamentos militares.
O governo dos Estados Unidos afirmou que a Marinha monitorará a visita, mas não considera a presença das embarcações uma ameaça.
Recentemente, Putin disse:
“...se alguém pensa que é possível enviar armas como essas a uma zona de guerra para atacar nosso território e criar problemas para nós, então por que nós não teríamos o direito de enviar as nossas armas de mesma classe para regiões do mundo onde ataques podem ser feitos contra instalações dos países que fazem isso contra a Rússia?
A resposta pode ser assimétrica. Se virmos que esses países estão sendo atraídos para uma guerra contra a Federação Russa, nós nos damos o direito de agir de forma igual."
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui