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Mensagem: Delírio lírico Petrônio Braz Vencedor do Concurso de Contos Cyro dos Anjos, promovido pela Academia Montesclarense de Letras, autor de muitos e bons livros, Napoleão Valadares, urucuiano da Barra da Vaca, hoje próspera cidade de Arinos, cenário de um conto de Guimarães Rosa, mandou-me seu último livro: Delírio Lírico, editado por Edições Galo Branco, do Rio de Janeiro, dedicado à memória de Juscelino Kubitschek, o criador de Brasília, onde ele reside. Do escritor nasceu o poeta; do romancista adveio o pensador-historiador. Em ordem definida pelo passar ininterrupto dos anos, o poeta Napoleão Valadares, membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco e de outros sodalícios, em versos decassílabos brancos, em uma série de trinta e quatro cantos, nos reconta a história da humanidade, abrangendo os últimos 33 séculos, iniciando pela Guerra de Troia. Ele nos leva a Sócrates, Platão, Aristóteles e chega por último a Juscelino (em Brasília). Uma forma deliciosa de se rever ou mesmo conhecer a história universal. No erudito livro, dois talentos em uma só pessoa: o poeta e o historiador. João Carlos Taveira, nosso confrade da Associação Nacional de Escritores, em artigo publicado no jornal da ANE, edição de dezembro de 2008, comenta: “Napoleão Valadares, na sua construção poética, optou pela narrativa épica em que, com mestria e bom humor, funde a linguagem nobre, clássica, à linguagem popular, atual, em uma tirada muito interessante e jamais vista em nenhum poeta brasileiro de qualquer escola. Mas o que salta aos olhos e aos sentidos é a correção gramatical, o domínio da língua, a clareza de expressão, a concisão. Além, é claro, do senso de humor nas “pilhérias” e “invenções” que o Autor derrama pelo texto afora. Sirva-se de exemplo o Canto XXVI, em que o narrador, em diálogo com Camões, ouve do mestre de Os Lusíadas a seguinte confissão: “Amor é fogo”, em uma clara alusão ao célebre soneto “Amor é fogo que arde sem se ver”, do bardo português”. Os versos decassílabos são heroicos ou sáficos, cabendo lembrar que todos os versos de Os Lusíadas são decassílabos heroicos. Napoleão Valadares, todavia, preferiu utilizar-se dos decassílabos brancos, sem estrofes, mais em moda nesses tempos de pós-modernismo, presentes o ritmo e a métrica. Ler Delírio Lírico é uma forma recreativa de reestudar a história. Descrevendo poeticamente um delírio de febre ele conclui, no Canto I: E foi nesse delírio que saltei / do Vale para o Mar Egeu. Desci / à praia, caminhei e fui a Troia, / no extremo noroeste da Anatólia. / Trinta e três séculos já passados, / e eu, tonto, ali na capital de Príamo, / via o cerco dos gregos, via Ulisses / com mil astúcias, via Agamenon / raptando a escrava do guerreiro Aquiles, / como se não bastasse a justa cólera / de Menelau, que fez se unirem todos / os príncipes da Grécia belicosa. Bem mais adiante, ele percorre as margens do rio Tigre: Vi-me no Tigre, num lugar bem antes / da sua confluência com o Eufrates, / e fui descendo. Inesperadamente, / topei de testa com o grande rei / Alexandre, de Pela, aquele moço / da Macedônia, filho de Felipe, / que tinha sido aluno de Aristóteles, / interessando-se pela política, / filosofia, medicina e tudo / o que viesse do mestre de Estagira. No último canto a construção de Brasília: “E foi assim que no Planalto vi-me / entre os que começavam a construir / Brasília. Juscelino, grande líder, / cinquenta anos em cinco - se dizia. / A construção da capital moderna a se concluir em menos de mil dias... / Ah! mas candangos mil co’a mão na massa, / já contagiados pela animação, / nas grimpas do entusiasmo e da euforia, / atravessavam dia e atravessavam / noite nessa labuta. Pareciam / um formigueiro. Levantaram prédios / no meio do cerrado. A Catedral / e os palácios se erguiam. Na alvorada, / uma cidade-louça se fazia. Não precisa mais, é ler o livro. O livro, com dedicatória, já se integrou à minha modesta biblioteca, onde somente os livros já lidos se aninham.
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